A pedido de Jungmann e Cristovam, Congresso faz homenagem à campanha da fraternidade

A pedido de Jungmann e Cristovam, Congresso faz homenagem à campanha da fraternidade

A pedido do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) e do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o Congresso Nacional realiza, nesta segunda (15), sessão de homenagem à campanha da fraternidade de 2016, que trata do tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e, neste ano, será ecumênica.

A campanha tem como pano de fundo encíclica papal de 2015 (Laudato SI), que aborda questões de sustentabilidade, criticando o atual modelo de exploração da natureza, que acarreta escassez e pobreza. A sessão começa às 11h, no plenário do Senado.

Para o papa Francisco, o planeta é “nossa casa comum” e preservá-lo é responsabilidade de todos, tanto de governos quanto da população. Um dos objetivos da campanha é garantir o acesso de todos ao saneamento básico, tendo em vista a importância dessa questão do ponto de vista ambiental e social, de saúde pública, já que a ausência de saneamento interfere diretamente na qualidade de vida e deixa a população vulnerável a doenças.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acha importante discutir o saneamento no Brasil para que todas as pessoas tenham direito à vida digna, com “abastecimento de água potável e ao esgoto sanitário”, fundamentais na luta pela erradicação da pobreza, pela redução da mortalidade infantil e pela sustentabilidade ambiental.

A campanha da fraternidade convoca as comunidades cristãs a mobilizar, em todos os municípios, grupos de pessoas para reclamar a elaboração de planos de saneamento básico e exercer o controle social sobre as ações de sua execução. (PPS na Câmara)