Eleição da Câmara: Apoiado pelo PPS, Rodrigo Maia é eleito em segundo turno presidente da Casa

Eleição da Câmara: Apoiado pelo PPS, Rodrigo Maia é eleito em segundo turno presidente da Casa

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito com 285 votos. A candidatura de Maia teve o apoio da bancada do PPS. A aliança que levou o deputado do DEM à vitória foi construída, inicialmente, também com PSDB e PSB.  O concorrente de Rodrigo teve 170 votos.

Rodrigo Maia vai ocupar o cargo que era ocupado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou ao posto, já que enfrenta processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

Desde o início o nome de Maia foi consenso entre os partidos da chamada “antiga oposição”. Júlio Delgado (PSB-MG) chegou a abrir mão da disputa para fortalecer ainda mais a candidatura do aliado.

 

O líder do PPS comemorou o resultado e disse que o nome de Maia representa o começo de um novo ciclo.

“Estamos contentes porque sabemos que Maia está preparado para conduzir este processo. Fará uma boa presidência e ajudará a reconquistar e a esperança do parlamento. Esta votação significa o fim de uma agenda conservadora. É alguém que olha para frente, mais arejado e muito mais democrático. Queremos alguém que ouça o conjunto da Casa e o interesse nacional e não  somente o interesse só da corporação. É o melhor para este momento. Agora o próximo passo é cassar Eduardo Cunha”, disse  Rubens Bueno.

Ao pedir votos aos colegas, o deputado do DEM citou a crise econômica que atinge o País e a crise política por que passa o Parlamento.

“Quando a Câmara é atacada ou mal defendida, é cada um dos nossos mandatos que atacam. Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise. É preciso resgatar os bons modos de fazer política. Palavra empenhada é palavra cumprida”, destacou.

Repercussões

“Esperamos que os trabalhos de votação sejam restabelecidos aqui no plenário com sessão acontecendo e matérias importantes sendo apreciados. Do jeito que estava, a situação estava difícil”, disse a vice-líder do governo Temer no Congresso, deputada Carmen Zanotto (SC), logo após o resultado ter sido anunciado.

Segundo turno

Rodrigo Maia passou para o segundo turno ao receber 120 votos de seus colegas. O adversário, o deputado Rogério Rosso, obteve 106 votos. Outros 11 candidatos também participaram da eleição.

Biografia

Maia nasceu no Chile, mas foi registrado no consulado brasileiro em Santiago, já que seu pai, o ex-prefeito Cesar Maia, estava exilado naquele país.  O parlamentar foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi o primeiro a assumir, em 2007, aos 37 anos, a Presidência Nacional do Democratas.

O deputado também foi líder da bancada na Câmara por dois anos.