Alessandra Berriel

Alessandra Berriel

Biografia

Presidente da Comissão Provisório do PPS em Marília,
Ativista social.
Sua história na moda inclui a participação fundamental na criação de um Calendário de Moda Brasil, que culminou com a criação do São Paulo Fashion Week, que movimenta bilhões de Reais ao ano.

Escreva para a Alessandra: alessandraberriel@gmail.com
Telefone:

Caçula e única mulher de quatro filhos, ela foi criada na Vila Jardim, zona Oeste de Marília. Alessandra Berriel sempre foi menina muleca e carrinhos de rolemã e bola na rua eram parte das suas brincadeiras. Nunca ninguém pensou que o seu charme, elegância e sensibilidade, que sempre marcaram a sua carreira, ganhariam os olhos do Brasil 15 anos mais tarde. Em 1986 ela fotografou seu primeiro editorial, para a revista Cláudia Moda. Junto com Berriel fotografou a top Patrícia Cruz, que atualmente é juíza criminal na cidade de São Paulo. Em 1987 ela se tornou modelo internacional e conheceu o mundo por meio do seu trabalho com a alta costura.  

Com o sonho de ter um calendário de moda fixo para o Brasil, Alessandra Berriel articulou junto a outras grandes modelos da época a participação pro bono em diversas edições do evento Phytoervas Fashion, que foi o embrião do São Paulo Fashion Week. Em 1995, ela estrelou na Campanha contra o câncer de mama. A campanha entitulada “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” fez parte de uma campanha internacional liderada pelo estilista Ralph Lauren. No Brasil a campanha foi encampada pelo IBCC e contou com a parceria de vários estilistas brasileiros. Berriel foi convidada à vestir a camiseta logo na primeira edição nacional. O grande desafio desta campanha foi eliminar a imagem de mutilação deixada por campanhas anteriores ao mesmo tempo em que ressaltaria a importância do auto exame.

Em 1996, Berriel também participou dos primeiros desfiles do evento Morumbi Fashion Show. Além de desfilar para o grupo de estilistas que veio do Phytoervas (Walter, Fausi e Alexandre), novos desfiles de Lino Vilaventura, Forum, Triton, Zoomp, Zappin, Cia. do Linho, G, Reinaldo Lourenço, Huis Clos, Ricardo Almeida entre outros fizeram parte da agenda da modelo. Para Berriel, esta época foi marcante, do ponto de vista econômico e social, pois, por um lado este evento marcava a evolução da moda rumo ao profissionalismo que vemos hoje, mas, por outro perdia-se a voz de Ney Latorraca na primeira fila murmurando elogios para as modelos cujos nomes lhe eram familiares. Na participação do primeiro São Paulo Fashion Week, em 2001, tudo já estava bem mais profissionalizado. Imprensa especializada, críticos de moda e estilistas ocuparem os seus lugares no mundo da moda.

Atualmente, Berriel tem se dedicado a vida pública enquanto ativista social e mais recentemente a vida política partidário como Presidente do PPS em Marília e pré-candidata à Prefeitura desta cidade.

Principais Honras & Conquistas

  • Medalha de Honra ao Mérito de Ruth Cardoso.
    Berriel foi condecorada pela sua participação na campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” e por seu importante papel na conquista dos objetivos da Campanha.

  • Articuladora e voluntária na criação do Calendário de Moda no Brasil.
    Berriel foi decisiva para a profissionalização do mercado da moda, proporcionando que ele se tornasse uma das maiores indústrias brasileiras no mercado nacional e de exportação.

  • Participação vital na ajuda às vítimas da tempestade de 2015 em Marília.
    Nos dias após a tempestade que devastou, em setembro de 2015, as regiões Oeste e Sul de Marília, Berriel reuniu amigos de Marília, do Brasil e do exterior para, por meio de doações, levar materiais, comida e conforto espiritual onde o poder público local faltou.

Habilidades

Ativismo social
0%
Articulação política
0%
Experiência mundial
0%
Gestão Pública
0%

Educação & Treinamento

2016

Estágio em Gestão Pública Acompanhamento presencial da administração pública na Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

2016

Seminário de Gestão Democrática Palestras e debates sobre os desafios que o crescimento das cidades trazem para a gestão democrática.

2013

Curso de Maquiagem Beleza como parte do processo de auto-confiança e empoderamento da mulher na sociedade, na profissão e na política.

2007

Educação de Jovens e Adultos Diploma de conclusão do Ensino Médio pelo Grupo de Ensino.


Testemunhos
“Quero trabalhar para unir a oposição. É possível. Tem que ser possível. Esta coisa do ego, esquece. É preciso ver o que é melhor para a cidade”. 
Berriel_pps.jpg
Alessandra Berriel

“Quero ressaltar aqui a capacidade que a Alessandra (Berriel) tem demonstrado desde que assumiu o partido em Marília. É uma militante das causas sociais, envolvida com questões estruturais como a oferta de água e o saneamento.”

“É realmente necessária a entrada de gente nova na política, com projetos, ética, garra e coragem de levá-los adiante. É hora de trazer gente nova para o PPS de Marília.”